Tudo que você precisa saber sobre formatar celular

celulares
9 minutos para ler

Tudo que você precisa saber sobre formatar celular

Seu celular está lendo ou travando? Seus aplicativos não rodam como deveriam ou está sem espaço na memória? Talvez seja a hora de formatar seu celular.

Esse pode parecer um assunto complicado. Mas estou aqui para te mostrar que não é bem assim. Quer entender tudo que precisa sobre formatar celular e resolver de vez os problemas com seu aparelho? Então, continue lendo esse artigo até o fim.

O que é e quando formatar?

Formatar celular, ou resetar é basicamente a ação de restaurar o sistema operacional de seu aparelho, fazendo-o voltar às configurações originais de fábrica (como se fosse recém-saído da loja).

Apesar de ser um termo já bem conhecido nessa geração de pessoas conectadas, muita gente ainda tem dificuldade ou simplesmente não sabe como ou quando deve formatar seu celular.

Alguns pontos básicos geralmente são indícios de que o aparelho precisa ser resetado. Por exemplo: se a bateria acaba rápido de mais, se aplicativos não funcionam como deviam ou fecham do nada, se o aparelho desliga abruptamente, ou se propagandas estranhas começam a aparecer na tela, o que pode significar a ação de um vírus – nesse ultimo caso, formatar o celular é primordial.

É importante lembrar que cada sistema operacional possui um processo próprio para formatação. No Android é possível formatar apenas pelo menu ou pelo modo recuperação. Já no IOS é possível resetar pelas configurações ou conectando o aparelho a um computador.

Vamos conhecer esses métodos e entender melhor.

Como formatar sistema Android

Por mais que o processo varie um pouco em relação aos modelos, os passos para formatar o sistema Android são bem parecidos. Veja por exemplo os processos de alguns modelos com sistema Android mais usados.

Motorola
Primeiro vá em configurações. Depois desça e clique em fazer backup e redefinir. Depois clique em restaurar dados de fábrica. Por fim basta clicar em restaurar telefone e pronto, tudo no aparelho foi apagado.

Sansung Galaxy
Primeiro vá em configurações, role a tela para baixo e clique no menu gerenciamento geral. Toque na opção restaurar, depois escolha restaurar padrão de fábrica. Agora para confirmar a ação clique em redefinir. Digite sua senha do celular e confirme clicando em apagar tudo. Pronto, seu aparelho vai reiniciar e seus dados serão apagados.

Xiaomi

Formatar celular Xiaomi também não tem segredo. O aparelho chinês mais querido dos brasileiros também conta com um recurso próprio que permite a formatação sem a necessidade de conectar a um computador. Vamos ao processo:

Primeiro, acesse as configurações do celular. Em seguida deslize até a seção sistema do dispositivo e clique em configurações adicionais.

Agora você deve rolar a página até o fim e escolher a opção fazer backup e redefinir Depois toque na opção configuração original.

Agora você deve tocar no ícone de redefinir telefone em seguida deve digitar a senha de sua conta Mi. É preciso lembrar de tocar no botão OK para liberar a restauração. Vai aparecer uma mensagem informando todos os riscos de restaurar o celular aos padrões de fábrica.

Caso esteja mesmo de acordo basta clicar em avançar para que o processo inicie. É bom lembrar que seu aparelho vai reiniciar algumas vezes durante o processo, então para evitar problemas certifique-se que ele esteja devidamente carregado.

Tipos de formatação

As versões mais modernas de dispositivos permitem a formatação apenas usando o menu do sistema do aparelho.

O que poucos sabem é que existem mais de uma categoria de formatação. Geralmente no fim do processo de formatar o celular o usuário se depara com três opções:

Redefinir configurações: Aqui a formatação redefine apenas as configurações do aparelho, conservando contatos, aplicativos e arquivos.

Redefinir configurações de rede: Aqui suas preferencias de 3g, 4g e Wi-Fi serão resetadas. Essa formatação não modifica nenhum outro aspecto do aparelho.

Restaurar padrão de fábrica: Aqui todas as configurações, arquivos e aplicativos serão apagados.

Modo recuperação

Pode ser que você tenha esquecido a senha do aparelho ou o sistema não queria iniciar de jeito nenhum. Nesse caso talvez você precise formatar pelo modo recuperação.

Esse processo é um pouco mais complexo e como nos exemplos anteriores pode variar um pouco de modelo para modelo, mas no geral, a base é essa.

1 – Desligue o aparelho.
2 – Segure o botão de volume para baixo junto com o botão Power e espere o aparelho ligar.
3 – Vai aparecer uma tela meio estranha. Navegue por esse novo menu usando as teclas de volume até encontrar as opções Recovery ou Recovery mode e clique.
4 – Agora surgirá um ponto de exclamação na tela. Agora basta segurar o botão de Power depois dar um toque no botão de volume para cima e logo depois soltar ambos ao mesmo tempo.
5 – Quando aparecer outra tela estranha navegue com os botões de volume até chegar nas opções Wip Data/Factory Reset e pressione Power para confirmar.
6 – Use o botão de volume novamente para acessar a opção User Data Only em seguida pressione o botão de Power para confirmar.
7 – Quando o aparelho retornar para a opção Reboot System Now pressione Power novamente e espere o aparelho ligar. Pronto!

Formatar Sistema IOS

Apesar de ser um sistema operacional diferente, formatar celular com sistema IOS também é bem simples. Veja o processo de formatação usando apenas o menu.

Primeiro acesse Ajustes e clique na opção Geral. Em seguida vá em Redefinir e depois basta clicar em Apagar Conteúdos e Ajustes. Depois é preciso colocar sua senha e só aí poderá confirmar e apagar tudo do aparelho.

Em caso de formatação para venda é importante lembrar que ao fim do processo você precisará colocar seu e-mail e senha da Apple e isso fará com que desligue a opção Buscar meu iPhone assim esse aparelho não ficará mais linkado com sua conta da Apple (para rastreamentos) e poderá sem linkado com a de um novo dono.

Atenção, se seu IOS for um pouco mais antigo, talvez a opção de Buscar meu iPhone não seja desligado com o processo descrito acima. Nesse caso basta ir em Ajustes, clique em seu nome, em seguida a opção iCloud, em seguida Buscar meu iPhone ai é só clicar para desabilitar.

Só não esqueça que antes de formatar o celular é necessário fazer um backup de seus arquivos para não perder tudo quando o aparelho for resetado.

Para fazer um backup no IOS também é bem simples. Basta ir em Ajustes, depois clique em seu nome, em seguida a opção iCloud, depois Backup do iCloud e por ultimo clique em Fazer Backup Agora.

Caso não haja espaço no iCloud você também pode fazer backup em seu computador por meio do ITunes. Para isso você precisa plugar seu celular ao computador com um cabo de transferência. Depois que abrir o ITunes, vá ao canto esquerdo da tela clicar em seu iPhone, escolher a opção Esse Computador e clicar na opção do lado Fazer Backup Agora. Caso apareça alguma mensagem na tela medindo um código ou perguntando se você confia nesse computador, basta clicar em “confio” e seguir as instruções que aparecem na tela.

Pronto, celular formatado!

Modo DFU e modo recuperação
O Modo DFU e o modo de recuperação do iPhone são métodos avançados de recuperação do sistema IOS, geralmente usando em ultimo caso.

Para cessar o modo de reparação você precisa desligar o iPhone primeiro. Depois deve conectar o cabo USB ao computador. Depois é a vez de conectar o celular ao USB, e no mesmo instante apertar o botão Home e mantê-lo pressionado até que o aparelho desligue. Então vai aparecer na tela do celular o ícone do iTunes. No computador o software detectará que o dispositivo está em modo de recuperação e oferecerá as opções disponíveis: restaurar ou atualizar.

Já para ter acesso ao modo DFU basta conectar o celular ao computador e abrir o iTunes. Ai basta aguardar até o celular ser reconhecido pela lista de dispositivos. Depois disso precisa desligar o iPhone como explicado acima.

Agora ligue o aparelho novamente, dessa vez pressionando o botão de Repouso e a tecla Home simultaneamente. Após dez segundos solte apenas o botão de repouso (ou liga/desliga) e continue pressionando a tecla Home até o iTunes detecte o aparelho. Pode acontecer da telha do aparelho ficar preta ou não reconhecer comando algum, mas isso é normal.

Na tela do computador aparecerá uma janela dizendo que um iPhone em modo de recuperação foi detectado e perguntando se você deseja restaurar esse aparelho. Caso seja isso mesmo que queira, basta clicar em Ok.

Caso desista de usar o modo DFU basta segurar as teclas Home e Repouso por alguns segundos até que o aparelho seja reiniciado.

Lembre que seu aparelho vai reiniciar algumas vezes durante o processo, então para evitar problemas certifique-se que ele esteja devidamente carregado.

Finalizando

Pronto, com essas dicas simples e práticas sobre formatar celular você será capaz de solucionar sozinho àqueles probleminhas chatos de seu aparelho, e de quebra ainda vai economizar uma graninha com assistência técnica. Espero que tenha curtido essas dicas.

Esse conteúdo lhe ajudou de alguma forma? Então, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais para que ele siga ajudando mais pessoas. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois sua opinião é a parte mais importante de nosso trabalho.

Você também pode gostar

Um comentário em “Tudo que você precisa saber sobre formatar celular

Deixe um comentário