4 dicas avançadas de fotografia por celular

5 minutos para ler

Deseja fotos mais brilhantes, mais ousadas e melhores? Saia das configurações padrão da câmera do telefone.

Esteja você vendo a vista de férias ou capturando a vibração de uma festa, a fotografia por telefone permite tirar fotos lindas com apenas um toque. Mas se você ainda não explorou as configurações da câmera do seu telefone, pode estar perdendo alguns truques simples que podem tornar suas fotos ainda mais impressionantes. Quer tentar? Confira as dicas abaixo e você estará pronto para tirar fotos em nível profissional em pouco tempo.

1. Ajuste o foco – fotografia por celular

Quando você define o foco manualmente, pode escolher exatamente qual parte da foto será a mais nítida. Fazer isso é fácil, para a maioria das câmeras de telefone, basta tocar na área em que você deseja se concentrar. Os usuários do iPhone têm uma vantagem adicional com o recurso Bloqueio de foco AE / AF. Isso permite que a câmera permaneça focada e na sua configuração de exposição preferida, mesmo quando você se move ou a luz flutua.

Leia também: POR QUE MEU WIFI É LENTO: RASTREANDO CULPADOS

2. Exposição de Controle – fotografia por celular

Você ganha mais controle para evitar fotos desbotadas e capturar imagens nítidas à noite.

Em um mundo perfeito, você sempre terá luz natural para todas as fotos. Mas, na realidade, os fotógrafos de Smartfones precisam lidar com muitas condições desfavoráveis. Felizmente, é aí que entram as configurações de exposição. Exposição refere-se a quão escura ou clara uma foto será capturada. Através de uma combinação de velocidade do obturador (quanto tempo leva para capturar uma foto), abertura (a área na qual a luz pode entrar na câmera do telefone) e velocidade ISO (a sensibilidade do sensor de imagem à luz), você ganha mais controle para evitar fotos desbotadas, capture imagens nítidas à noite e crie fotos com um contraste bonito.

Os usuários do iPhone podem ajustar a exposição depois de definir manualmente o foco. Você encontrará um ícone que se parece com o sol ao lado do quadrado amarelo ao redor da área de foco. Toque nele e arraste-o para cima e para baixo até encontrar o nível certo de exposição. O processo também é semelhante para a maioria dos telefones Android – tocar na tela exibirá um controle deslizante que permitirá clarear ou escurecer a foto, conforme necessário. Nem todos os telefones Android incluem essa configuração; portanto, você pode precisar de um aplicativo de terceiros para experimentá-lo.

3. Use o modo HDR – fotografia por celular

O modo HDR (High dynamic range) refere-se à faixa dinâmica da câmera ou à proporção de luz / escuridão que ela capturará. O alcance dinâmico alto (HDR, High dynamic range) expande esse alcance para fotos com mais nuances, com cores ricas e contrastes dramáticos entre claro e escuro. Essa opção é ideal para cenas naturais e fotografia noturna – considere seu melhor amigo em um show.

Quando os usuários do iPhone abrem a câmera, eles notam o HDR na barra preta na parte superior do aplicativo. Tocar nele abrirá as opções da configuração, permitindo que você a ligue e desligue. Você também pode optar por uma configuração automática que implante o modo HDR sem esforço. Os usuários do Android podem verificar os menus do aplicativo de câmera do telefone para ver se esse recurso está disponível em Configurações, Modos de fotografia ou Cenas da câmera. Outros modelos permitem ativar o modo HDR, mantendo pressionado o visor e selecionando HDR.

4. Baixe um aplicativo

Se a câmera do seu telefone não tiver acesso fácil às configurações manuais, não se preocupe. Você ainda consegue resolver isso, mesmo que seu telefone não permita controle manual, existem vários aplicativos de câmera que oferecem recursos avançados. Aqui estão alguns dos nossos favoritos:

Câmera + 2

A câmera + 2 coloca a velocidade do obturador, foco, configurações ISO, exposição e muito mais na ponta dos dedos. Como bônus, você pode salvar suas fotos no formato RAW, garantindo o mais alto nível de qualidade quando estiver pronto para editar. Obtenha para iOS.

VSCO

O VSCO permite fotografar no modo RAW, ajustar a exposição, definir o balanço de branco e configurar o ISO, além de acessar ferramentas avançadas de edição. Com uma assinatura anual, você pode desfrutar de uma biblioteca expandida de predefinições de aprimoramento, e os membros podem participar de desafios, obter feedback e muito mais. Está disponível para iOS e Android.

Câmera FV-5

A câmera FV-5 foi projetada para o fotógrafo profissional. Você precisará pagar pelo suporte a RAW, mas a versão gratuita oferece controles manuais, dados EXIF ​​exibidos no visor e um modo de longa exposição que dá vida às fotos noturnas. Experimente para telefones Android.

Você também pode gostar

Deixe um comentário