Impedir que o Mac seja infectado por malware

5 minutos para ler

Se você acha que seu Mac está protegido contra malware e outros vírus de computador, pense novamente. Pela primeira vez, o MalwareBytes disse que detectou mais ameaças direcionadas a Macs do que computadores com Windows. De fato, em seu relatório State of Malware 2020, a proeminente empresa antimalware disse que detectou quase o dobro de ameaças específicas para Mac que aquelas direcionadas aos usuários do Windows. Se você deseja manter seus dados em segurança, veja como saber se o seu Mac possui malware e como impedir que ele seja infectado.

O que é malware?

Malware (abreviação de software malicioso) é qualquer tipo de software projetado para danificar seu computador ou roubar seus dados. Este software pode fazer qualquer coisa, desde a corrupção de seus arquivos até o acesso a informações confidenciais, como detalhes de identificação ou cartão de crédito.

Os Macs podem obter malware?

Sim, os Macs podem ser totalmente infectados com malware. O malware pode ser baixado acidentalmente, visitando sites não seguros, clicando em links suspeitos em e-mails e muito mais.

Embora os Macs estivessem um passo à frente do Windows, isso mudou nos últimos anos. Como mais e mais pessoas usam o Mac atualmente, os cibercriminosos agora estão direcionando cada vez mais os Macs. O MalwareBytes diz que detectou um aumento de 400% no número de ameaças direcionadas aos usuários de Mac no ano passado.

Aumento do malware em Macs

Como saber se o seu Mac possui malware

Diferentes tipos de malware têm efeitos diferentes no seu Mac. Se você tiver problemas, problemas com o navegador ou estiver vendo muitos anúncios pop-up, o seu Mac pode estar infectado.

Aqui estão as maneiras comuns de saber se o seu Mac possui malware:

Atraso: quando o computador está agindo mais devagar, e você vê o ponteiro do mouse se transformar em uma roda giratória do arco-íris. Se isso acontecer muito, pode ser um sinal de que há atividades maliciosas em segundo plano.

Problemas com o seu navegador: o malware pode causar uma falha no seu navegador da web (como o Safari ou o Chrome). Portanto, se seu navegador estiver funcionando, ou você perceber que sua página inicial é diferente do que costumava ser, ou vir uma barra de ferramentas que não existia antes, é possível que oculte malware em algum lugar do seu Mac.

Anúncios e janelas pop-up: se você estiver vendo muitos anúncios pop-up, pode ser um sinal de que seu Mac foi infectado por malware. Embora a maioria desses anúncios seja irritante, outros podem levar você a sites prejudiciais ou tornar o computador lento.

Nada suspeito: alguns tipos de malware podem não ser detectados enquanto danificam seu computador ou comprometem suas informações. É por isso que você precisa tomar medidas preventivas para proteger seu Mac.

Felizmente, impedir que o Mac obtenha malware não é difícil. Veja como você pode tomar medidas para impedir que seu Mac seja infectado.

Leia também: AS 5 MELHORES BATERIAS PORTÁTEIS PARA VIAGENS

Como impedir que o malware infecte seu Mac

1. Mantenha seu Mac atualizado

Sempre que o Mac solicitar que você instale atualizações, aceite-as o mais rápido possível. A Apple envia patches para manter suas medidas de segurança atualizadas com as ameaças mais recentes. A instalação dessas atualizações aumentará a capacidade do seu computador de impedir vírus e outros malwares.

Se você deseja atualizar seu Mac manualmente, clique no logotipo da Apple no canto superior esquerdo da tela e clique em Preferências do Sistema> Atualização de Software. Seus aplicativos, por outro lado, geralmente são atualizados automaticamente. Mas você também pode atualizá-los manualmente, abrindo a App Store e clicando em Atualizações.

Leia também: COMO LIMPAR E HIGIENIZAR CORRETAMENTE A TELA DO TELEFONE

Instale o software anti-malware

Os programas anti-malware permitem que você verifique rapidamente se seu mac está infectado por Malware. É melhor criar o hábito de executar uma verificação regularmente para obter proteção extra.

3. Cuidado com o software que você instala

Se você estiver vendo anúncios pop-up que solicitam a instalação de software, não se apaixone por ele. Pode ser um cavalo de Troia que contém malware.

Além disso, se você estiver procurando por um software que não esteja disponível na App Store, leia os comentários e verifique se o site é legítimo. Você pode fazer isso verificando o ícone de cadeado na URL do seu navegador.

4. Verificar links em e-mails

Como mencionado anteriormente, o malware pode vir de e-mails e até de mensagens diretas nas plataformas de mídia social. Se você receber mensagens solicitando que você digite uma nova senha ou forneça seus dados bancários, verifique o endereço do remetente. Se não parecer certo, você deve excluí-lo ou denunciá-lo como spam.

Além disso, se você receber mensagens de remetentes desconhecidos, verifique todos os links antes de clicar neles. Você pode fazer isso abrindo o Safari e indo para Exibir> Mostrar barra de estatísticas na barra de menus da Apple.

Passe o mouse sobre um link no seu email. Isso mostrará o URL do link na parte inferior da sua janela. Se o e-mail parecer da Apple, mas o URL não indicar algo como apple.com, pode ser um link malicioso.

Os ataques de malware podem acontecer com qualquer pessoa, mesmo se você estiver tomando cuidado. É por isso que é aconselhável tomar precauções para evitar o risco de perda de dados.

Você também pode gostar

Deixe um comentário