Transforme seu celular ou tablet no controle de sua automação residencial

carregar seu celular rápido
4 minutos para ler

Transforme seu celular ou tablet no controle de sua automação residencial

Acender luzes, desligar aparelhos elétricos, controlar cortinas, entre muitas outras funções no lar; era um luxo que antes estava ao alcance de poucos. Agora, a tecnologia em conjunto com o acesso à Internet que praticamente todos nós temos, faz com que isso seja possível. E o fantástico, é que não é necessário que esteja em casa, já que você pode controlar tudo isso com o seu smartphone.

Os dispositivos que compõem a rede de automação residencial de uma residência contam com a rede wi-fi para enviar e receber as informações que coletam, e as compartilham com o usuário e com o restante do sistema. A interação habitual entre o usuário e o referido sistema é por meio de um aplicativo móvel. A seguir, explicaremos os aplicativos mais práticos e funcionais:

Google Home, o mais simples

Desde 2018 através de uma atualização, este aplicativo tornou-se uma central de controle inteligente, que permite operar vários dispositivos diretamente sem a necessidade de utilizar nenhum outro software.

Entre suas facilidades está configurar que quando você estiver fora de casa todas as luzes sejam apagadas, manipule a Smart Tv remotamente, assim como os alto-falantes inteligentes. Além disso, você pode controlar câmeras de vigilância com monitoramento remoto e gravação, para revisar sempre que quiser de seus dispositivos móveis e com o envio de alertas por meio de notificações.

Amazon Alexa, se você estiver procurando por maior compatibilidade

Quando você compra artigos eletrônicos domésticos com conexão wi-fi, é aconselhável procurar quais são mais compatíveis com um único aplicativo, e esta é uma das soluções.

Além de conectar os mesmos objetos que o Google Home oferece, esse aplicativo é facilmente vinculado a tomadas, estéreo, interruptores, termostatos e uma longa lista de opções que podem ser consultadas online. A sua elevada compatibilidade não tem limites graças à capacidade de incorporar Skills (semelhantes às aplicações que pode descarregar nos seus dispositivos e que melhoram determinadas funções), que qualquer usuário com conhecimentos básicos pode programar.

SmartThings, para os mais elegantes.

tablet

Entre as suas novidades está que além de ser fácil de configurar, o aplicativo também permite dividir os aparelhos por cômodo. É um dos mais recomendados para alguns recursos úteis, como a capacidade de definir temporizadores para que as luzes se apaguem automaticamente após um determinado período de tempo ou em um horário específico.

Além disso, suas automações integradas são bastante poderosas, podem ser condicionais e oferecem a capacidade de controlar vários dispositivos ao mesmo tempo, permitindo uma configuração fácil e simples.

  • IFTTT, se você quiser um nível mais avançado.
Transforme seu celular ou tablet no controle de sua automação residencial

É um aplicativo mais complexo em sua configuração, mas depois de instalado é fácil de usar. É por isso que não o deve descartar, pois pode pedir ajuda para incluí-lo nos seus dispositivos móveis com ligação à Internet e depois usufruir dela.

Por exemplo, entre seus atributos está que as luzes da casa são controladas através da geolocalização para que, ao sair de um raio definido, todas se apaguem automaticamente. A plataforma suporta uma vasta gama de serviços e permite criar tarefas com apenas um clique, bem como adicionar widgets (micro-aplicativos) para maximizar as suas funções.

Os celulares nos últimos anos deixaram de ser apenas para fazer ligações e enviar mensagens. Nos dias de hoje, o smartphone já é um objeto obrigatório no nosso dia a dia, e além das funções básicas que têm, ajudam a controlar e proteger a sua casa, contribuindo para o controle e redução das contas de luz e gás ao mesmo tempo protegendo o ambiente. A isto juntamos o controle de eletrodomésticos à distância, dos sistemas de irrigação, das fechaduras inteligentes, ver tv online, escolha dos cenários criados pela iluminação antes de chegar a casa e muito mais…

O mundo está se tornando mais e melhor conectado graças à expansão da internet e das redes de telefonia móvel; bem como a variedade de planos e tarifários pós-pagos e pré-pagos na telefonia móvel; e instalações de rede fixa para a casa. Ligue-se dos seus dispositivos móveis à internet e tenha a domótica com que sempre sonhou.

Você também pode gostar