Assistente Google agora pode ler qualquer página para você

3 minutos para ler

Agora, os usuários do Android podem fazer o Assistente do Google ler o conteúdo de qualquer página da web em voz alta. O Google anunciou o lançamento do Read It, a nova tecnologia de conversão de texto em fala (TTS), no início deste mês.

Além disso, abre um mundo inteiro para os deficientes visuais e os ajuda a obter acesso a mais informações do que nunca.

O que o Assistente do Google pode ler

Assistente do Google pode ler
Assistente do Google pode ler para você

Agora você pode ouvir conteúdo escrito, como um podcast ou arquivo de música. O Assistente do Google também rolará para baixo à medida que se move ao longo do texto e destaca as palavras que lê em tempo real. Além disso, você pode fazer o Assistente do Google pular um ou dois parágrafos. Basta tocar em um parágrafo e ele começará a ler o texto a partir daí.

O Assistente do Google lê apenas o conteúdo da página da web e pulará anúncios, botões e opções de menu. No entanto, não é possível detectar erros de digitação, portanto, esses erros serão exibidos à medida que aparecerem.

Ao usar o Read It, você verá uma linha do tempo que mostra a duração do áudio. Também haverá botões de reprodução, pausa, pular e rebobinar na tela, para que você possa ouvir no seu próprio ritmo. O Assistente do Google pode até traduzir texto para 42 idiomas em tempo real.

Leia também: COMO DIGITALIZAR FOTOS PELO CELULAR ANDROID E IPHONE

Como funciona

O recurso Read It usa redes neurais para criar vozes a partir de fala longa. O Google usou o conceito linguístico de prosódia, que leva em consideração o estresse, a entonação e o ritmo, a fim de criar vozes com sons naturais.

Com suas opções de personalização de voz e sotaque, você pode até fazer o Google Assistant ler páginas da Web usando vozes de celebridades, como John Legend e Issa Rae.

Ativando o Read It do Assistente do Google

Para fazer o Assistente do Google ler páginas da Web para você, abra qualquer conteúdo baseado em texto no Google Chrome, Google Apps ou no aplicativo Google Notícias. Em seguida, diga o comando “Hey Google, leia-o” para fazer o Assistente do Google converter o texto em um arquivo de áudio.

Você pode receber mensagens do Assistente do Google solicitando que você altere suas configurações. Siga estas instruções para garantir que o Google Assistant possa ler suas páginas da Web no seu telefone.

Você pode alterar o idioma e a voz do Assistente do Google tocando no ícone de três pontos no canto superior direito da tela. Você também pode alterar a velocidade da voz na parte inferior da tela.

Você também pode gostar

Deixe um comentário